segunda-feira, 15 de julho de 2013

Alô, capixabas! Melão está chegando por aí...


Queridos, essa semana vou participar de um evento muito bacana em Vitória, que vai abrir o FECIM- Festival de Cinema Independente de Muqui. Fui convidado para ser mediador de uma mesa muito especial sobre telenovela, que contará com os experts Mauro Alencar e Lucia Abreu.
E é claro que vou levar alguns exemplares do melão para uma mini tarde de autógrafos. Terei muito prazer em autografar livros e trocar um dedinho de prosa com quem estiver por lá!
Segue abaixo a programação do evento! Imperdível!



PROGRAMAÇÃO:

18 de Julho de 2013
Cine-metrópolis – Universidade Federal do Espírito Santo

GENTE EM CENA apresenta: “Teledramaturgia Brasileira – Balanços, perspectivas e a relação com as histórias do povo”.

Às 15h00 – Exibição do filme “A Arte de interpretar – A saga da novela Roque Santeiro” – Documentário de Lúcia Abreu. Duração: 85 minutos.

Às 16h30 - Participação de: Mesa de bate-papo “Teledramaturgia brasileira – balanços, perspectivas e a relação com as histórias do povo”. Mauro Alencar (TV Globo), Lúcia Abreu e mediação de Vitor de Oliveira.

Obs: O FECIM oferecerá certificados de participação para todos os estudantes cadastrados. Participação gratuita, sujeito a lotação.

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE MUQUI:

Às 18h00 – Mesa de bate-papo inaugural do Festival de Cinema de Muqui 2013: “Imagem, sensibilidade, produção e interiorização do cinema no Espírito Santo”. Participação de: Erly Vieira Jr., Sáskia Sá, Diego Scarparo e mediação de Léo Alves.

19h00 – Apresentação do clipe oficial da 2ª edição do FECIM e apresentação da temática, por Jussan Silva e Silva.

Abertura para entrevistas e trocas de conhecimento.
____________

GENTE EM CENA - Como e por que a novela está cada vez mais próxima da realidade?


Este projeto tem como principal objetivo a análise do processo de produção do gênero “telenovela” para verificação de como essa construção retrata os recortes de atividades e acontecimentos cotidianos por meio da narrativa ficcional.

MESA TELENOVELA:
            No intuito de proporcionar maior abrangência do tema da telenovela no Brasil o FECIM propõe a mesa de bate-papo “Telenovela – Representações do povo, balanços e perspectivas” em parceria com o projeto “Gente em cena”. O foco da mesa é a discussão em torno da representatividade do povo na tela/identificação, bem como abordagem e reflexão em torno dos grandes sucessos que já despontaram na área, envolvendo o público de forma efetiva, com desdobramentos na vida das pessoas e no cotidiano.



PARTICIPANTES:
Convidados:

Lúcia Abreu
Lúcia Abreu é jornalista, produtora, roteirista e diretora. Trabalhou na Europa e no Brasil, onde atuou na TV Globo, passando por programas como Fantástico, Jornal Nacional, Globo Repórter, TV Pirata dentre outros programas e novelas.  Seu último trabalho é o documentário “A Arte de Interpretar – A saga da novela Roque Santeiro”.

Mauro Alencar
Mauro Alencar é mestre e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP, autor dos livros “A Hollywood Brasileira – Panorama  da Telenovela no  Brasil” e das adaptações para romances das novelas Selva de Pedra, O Bem- Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo. É considerado por jornais, rádios e revistas como um dos maiores especialistas sobre telenovelas no mundo.
Mediador convidado:

Vitor de Oliveira
Vitor de Oliveira é professor, escritor, roteirista e dramaturgo, formado em Letras pela UFRJ. Criador do blog “Eu prefiro melão”, um dos pioneiros a publicar textos de conteúdo próprio voltado para o universo da teledramaturgia, que deu origem ao seu primeiro livro “Eu prefiro melão – melhores momentos de um blog televisivo”. Foi colaborador da nova versão da novela “O astro” (2011) da TV Globo, premiada com o “Emmy Internacional”. 


LANÇAMENTO OFICIAL DO FESTIVAL DE MUQUI (ES):
Como forma de apresentação do Festival de Muqui na capital do Espírito Santo, os coordenadores propõem a discussão do cinema no interior do Estado, refletindo sobre o potencial criativo e imagético presente na tradição e nas expressões do povo capixaba na mesa "Imagem, sensibilidade e interiorização do cinema no Espírito Santo".

PARTICIPANTES:



Sáskia Sá
Sáskia Sá é mestre em Educação pela UFES, Cine Educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização em roteiro, direção e produção, além de formação cineclubista.

Erly Vieira Jr.
Erly Vieira Jr é cineasta e escritor. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes. Escreveu e dirigiu nove curtas-metragens. Produz e apresenta o programa Outra Escuta, na Universitária FM.

Diego Scarparo
Diego Scarparo é graduado em Artes Visuais - UFES e atua na área de marketing e produção cultural desde 2004. Já participou de produções nacionais como Rio De Jano - HyBrazil Filmes e Viagem Capixaba - TV Cultura. Assina direção d filmes como "Sangue & Rosa" - Petrobras Cultural, O Que Bererico Vai Pensar? - SECULT, O Canarinho Mudo - SECULT.
Mediador convidado:

Léo Alves
Léo Alves é graduando em Jornalismo pela UFOP (MG), escritor, roteirista, cineasta e coordenador de projetos culturais no Espírito Santo. É autor de livros, documentários e filmes de ficção. Atualmente coordena o FECIM, Festival de TV e Cinema de Muqui (ES).

 __________


Esperamos vocês! Até mais...

Nenhum comentário:

Prefira também: